Recursos Acessibilidade
Ir ao Conteúdo
Mapa do Site
Aumentar Textos
Diminuir Textos
Contraste Cores
(14) 3378.9600
Atendimento à População:
8:00 às 11:30 - 12:30 às 16:00
Acesso Rápido:
Acesso a Informação Acessar Facebook

A CIDADE / O BRASÃO Ir para a página inicial

Brasão da Cidade

O Brasão de Armas do município foi promulgado sob a Lei nº 117, de 09/09/1958, com a seguinte descrição heráldica:

Escudo samnítico ou francês moderno, encimado pela coroa mural, privativa das municipalidades, e partido em três peças horizontais. Em chefe, campo de prata, a Usina Professor Lucas Nogueira Garcez, antiga Usina de Salto Grande, símbolo de uma das grandes realizações técnicas nacional, e que fica a marcar a época presente, como particularmente notável, no setor das realizações governamentais.

À sua destra, em cores naturais, uma torre de transmissão com fios e à sinistra, um motor elétrico, símbolos do aproveitamento hidroelétrico de Salto Grande, para o fornecimento agrícola e pastoril do município. Separa o chefe do escudo da peça central, uma faixa sinuosa de prata, representando o potencial hidráulico dos cursos alto e médio do Rio Paranapanema.

Na peça central do escudo, uma paisagem em suas cores naturais, representando o Salto Grande, símbolo da energia, da força do município. No primeiro quartel inferior, à destra, em campo de ouro, uma cabeça de índio de carnação, coroada de um cocar de penas, ao natural, representando o elemento silvícola.

No segundo quartel inferior, à sinistra, em campo de sinopla, um touro em suas cores naturais, símbolo da pecuária. No listão de goles em tipo romano, de prata, a divisa “VIS IN CELERITAT” (a força que impulsiona), símbolo do esforço valioso de um núcleo de brasileiros para uma das grandes realizações da técnica nacional. Como suportes, um ramo de café, à destra, e um ramo de cana, à sinistra, ambos em sua cor natural, que representam as riquezas agrícolas, e atados na parte inferior do escudo por um laço verde-amarelo, cores nacionais.