Salto grande é pioneira em nossa região no atendimento a pacientes através da Teleconsulta.
Umas das frentes da telemedicina, a teleconsulta, como o próprio nome indica, é uma consulta médica em que o paciente encontra-se distante fisicamente do profissional de saúde. Apesar das vantagens, essa modalidade ainda não tem uma regulamentação específica no Brasil e é permitida apenas para discussão de casos clínicos entre profissionais da saúde.
Durante a pandemia mundial de Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu uma exceção, permitindo este tipo de atendimento. Neste cenário mundial, a teleconsulta não só é fundamental para manter pacientes, principalmente aqueles em grupo de risco, protegidos em casa, como ajuda a desafogar o sistema de saúde. A consulta online também amplia a oferta de especialistas a comunidades em áreas remotas que têm carência destes profissionais.
A aplicação do termo teleconsulta, por vezes, é feita de maneira equivocada entre instituições de saúde no país. Há algumas que divulgam o serviço como sendo o agendamento facilitado de consultas pelo telefone, em que uma central de processamento coordena a distribuição de horários vagos, ou mesmo por meio de agendas compartilhadas online.
Para elucidar o tema, neste artigo vamos explicar o que é e como funciona o atendimento via teleconsulta, os limitadores da aplicação da modalidade no Brasil, o que uma clínica médica precisa para realizar este tipo de atendimento e os serviços de teleconsulta disponibilizados pela Portal Telemedicina durante a pandemia do novo coronavírus.