O IBGE publicou dois editais para contratar temporariamente 204.307 pessoas para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021. Há vagas em quase todos os municípios do país nos dois processos seletivos, para Agentes Censitários Municipais (ACM)/Agentes Censitários Supervisores (ACS) e para Recenseadores (REC). As inscrições serão via internet, pelo site da organizadora do Processo Seletivo, o Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/concursos/em-andamento/). As inscrições para ACM e ACS começaram nesta sexta-feira (19/02) e vão até 15/03. Já para recenseador, as inscrições serão realizadas de 23/02 a 19/03. Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para ACM e ACS, ensino médio concluído. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição (R$ 39,49 para ACM e ACS, e R$ 25,77 para recenseador) poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica. Segue o quadro de vagas para os 10 municípios que compõem a Área de Ourinhos/SP:
As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses (Recenseador) ou de cinco meses (Agentes Censitários Municipais / Agentes Censitários Supervisores), podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. A contratação temporária é regida pela Lei nº 8.745/1993. Recenseadores serão remunerados por produtividade Os recenseadores são os profissionais que visitarão todas as residências do país, entrevistando seus moradores. Na Área de Ourinhos/SP, são oferecidas 229 vagas para essa função, a qual exige o ensino fundamental completo. Os recenseadores serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. No hotsite do Censo 2021 (https://censo2021.ibge.gov.br/) haverá um simulador em que os candidatos poderão estimar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.
Confira na integra o documento: http://www.pmsaltogrande.sp.gov.br/assets/uploads/files/Realease%20para%20divulga%C3%A7%C3%A3o%20na%20imprensa%20local.pdf