DEPARTAMENTO DE SAÚDE DE SALTO GRANDE, ALERTA TODA POPULAÇÃO PARA O AUMENTO DE REGISTROS E ACIDENTES COM ESCORPIÕES. Ir para a página inicial

A Prefeitura de Salto Grande através do Departamento de Saúde, alerta toda população para o aumento de registros de aparecimento e de acidentes com escorpiões. Este ano, até o mês de outubro, o Setor de Controle de Endemias registrou 56 aparecimentos e acidentes com o animal. Foi um aumento de 30 % com relação aos registros de todo o ano passado e de mais de 200 % em comparação as notificações do ano 2019.
É importante que a população redobre os cuidados adotando medidas para evitar esconderijos de escorpiões nos quintais e dentro das residências, e o acesso desses animais pela rede de esgoto.
Ao encontrar um escorpião, mate com segurança, coloque em um vidro com tampa, de preferência com álcool se possível, e leve ao Setor de Controle de Endemias na UBS Cidinha Leite para que possa ser realizado o registro do aparecimento, identificação de espécie e para que ações de busca e orientação possam ser desencadeadas.
Conforme orientações estaduais e do ministério da saúde, o Departamento de Saúde não utiliza e nem recomenda o uso de inseticidas para controle de escorpiões uma vez que não tem eficácia comprovada e pode causar o desalojamento com consequente aumento da infestação e acidentes.
Atenção: Crianças menores de 10 anos apresentam maior risco quando picadas, podendo levar a morte. Fique atento! Caso aconteça acidente, procure imediatamente o Pronto Socorro. Tempo é vida!