A prefeitura de Salto Grande alerta sobre cuidados para evitar a FEBRE MACULOSA. Ir para a página inicial

A Febre Maculosa é uma doença infecciosa grave que se não tratada a tempo, pode levar a morte. Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas pernas, mal estar, náuseas e vômitos, também podem surgir manchas avermelhadas na pele, principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés.

A doença é causada por uma bactéria e é transmitida pela picada do carrapato estrela que não é um carrapato comum, geralmente encontramos em animais domésticos e parasitar animais de grande porte, especialmente as capivaras.

Margens de rios com presença de capivaras são locais de maior risco e devem ser evitadas. Se precisar frequentar esses locais, atenção para alguns cuidados:

Utilize barreiras físicas no corpo, como calça comprida com a parte inferior por dentro da bota de cano alto;

Aconselha – se roupas claras para facilitar a visualização de carrapatos;

Evite encostar na vegetação;

Tenha cuidado ao retirar o carrapato de sua pele. Se possível, utilize pinças. Evite esmaga – los para não se contaminar. Faça torções até desprende – lo da pele. Não utilize objetos aquecidos como fósforos, cigarros, agulhas ou outros;

Se apresentar alguns dos sintomas, procure atendimento o mais rápido possível. Falar para o médico que você foi picado por carrapato é fundamental pois os sintomas iniciais da doença são parecidos com os de outras doenças como a dengue;

Muita atenção com o MICUIM, que é a forma jovem do carrapato estrela, pois ele é difícil de ser visualizado e também transmite a doença.